04 março 2010

Exposição "Hunting High And Low: os 25 anos do a-ha"

A exposição estará aberta do dia 20 de outubro até o dia 30 de dezembro

A história do pop foi escrita em 1985: o grupo norueguês a-ha foi direto para o topo das paradas da Billboard com o single Take On Me. Esta foi a única vez que uma banda da Noruega alcançou o primeiro lugar numa das maiores listas de hits do mundo, senão a maior. Tal feito foi também o começo de uma longa e bem-sucedida carreira internacional, insuperável na música popular norueguesa.

Agora, 25 anos depois de sua explosão mundial, o a-ha decidiu encerrar a sua carreira como banda. No final da estrada, o trio irá olhar para trás e ver os primeiros lugares conquistados em diversos países, os nove álbuns de estúdio, extensas turnês pelos cinco continentes e nada mais do que 35 milhões de discos vendidos pelo mundo afora. Em 1991, a banda entrou para o Guinness Book com o recorde de público pagante, com a presença de aproximadamente 200 mil pessoas no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Os grupos atuais como Coldplay, Keane e Mew disseram em várias ocasiões que o a-ha foi uma de suas maiores fontes de inspiração.

Com a exposição Hunting High And Low: os 25 anos do a-ha, a Biblioteca Nacional da Noruega irá destacar os diferentes períodos da carreira da banda desde o início até os dias de hoje. A Biblioteca Nacional tem um dos maiores acervos de materiais do a-ha, que incluem: vídeos, gravações, fotos e materiais impressos de todo o mundo. Utilizando esta coleção como ponto de partida, a exibição vai abordar vários (e por vezes conflitantes) aspectos de um grupo que ao longo de quase três décadas tem navegado por diferentes panoramas musicais.

Aproveitando a abertura da exposição, uma conferência internacional será realizada na quarta-feira do dia 20 de outubro, intitulada Living a Boy's Adventure Tale: uma transgressão musical nas décadas do pós-modernismo.

O site será atualizado com mais informações sobre a exposição e a conferência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pena que esta exposição vai ser apenas na Noruega! Poucas pessoas no Brasil vão ter a oportunidade ver.

Deolanda - Varginha - MG