Os três membros do A-ha, Morten Harket, Magne Furuholmen e Pål Waaktaar Savoy, condecorados Cavaleiros da Primeira Classe da Ordem Real Norueguesa de S. Olav por sua colaboração com a indústria norueguesa de música.
A Ordem Real Norueguesa de S. Olav é oferecida como recompensa por serviços oferecidos à pátria e à humanidade.
Cada um dos membros do a-ha , Morten Harket, Magne Furuholmen e Pål Waaktaar Savoy, foi nomeado, através de sugestão do Music Export Norway (órgão envolvido, entre outras coisas, na regulamentação indústria da música norueguesa que é "exportada") Cavaleiro da Primeira Classe da Ordem Real Norueguesa de S. Olav, pela sua contribuição na música norueguesa.
A condecoração oficial acontecerá em 6 de novembro de 2012.
O a-ha ocupa uma posição única na música norueguesa, com seu sucesso internacional sem precedentes na história da música no país. O grupo vendeu 35 milhões de álbuns mundo afora, e foi o primeiro e ainda único grupo norueguês que ocupou o topo da Billboard, com «Take On Me» em
1985. 15 singles estiveram nos top-10 britânicos, arremataram 8 prêmios Spellemann (o Grammy norueguês) e foram nomeados - e ganharam - tantos outros. No Spellemann de 2011 o grupo recebeu o prêmio honorário por 25 anos de carreira.
Além disso em 1991 bateram um recorde e entraram para o Livro Guinness de recordes após um concerto no Rio de Janeiro com quase 200 000 espectadores pagantes.
O grupo também foi fonte de inspiração para várias gerações de artistas, tanto norueguesas como internacionais. Os membros do a-ha em várias ocasiões contribuíram com várias organizações beneficentes, como o Live 8, sendo o último evento um concerto em prol da organição Mercy Ships og Live 8, e se envolveram em causas no Haiti e no Timor-Leste.
Em 2010 o grupo deixou claro seu desejo de apoiar novos e jovens talentos noruegueses na consolidação de suas carreiras internacionais. Os artistas Casiokids, Moddi, Shining e Susanne Sundfør ganharam uma ajuda de 1 milhão de coroas norueguesas cada, paga exclusivamente pelo a-ha.
A indicação é apoiada pelas organições responsáveis pela Music Export Norway, GramArt(Grammofonartistenes Forening), IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), FONO (interesseorganisasjonen for uavhengige norske plateselskaper), MFO (Musikernes fellesorganisasjon), NMFF(Norsk Musikkforleggerforening) e NOPA(Norske Populærautorer).
- Esse é um reconhecimento muito merecido ao maior sucesso pop-norueguês, disse o Diretor da Music Export Norway Inger Dirdal.
A Music Export Norway divulgará em breve mais informações sobre a cerimônia de condecoração.
Um comentário:
COM CERTEZA E UM PREMIO MAIS DO QUE MERECIDO. UM GRANDE TALENTO COMO DO GRUPO AHA E MARAVILHOSO, PENA QUE DEMOROU TANTO TEMPO PRA SER RECONHECIDO. SO VEIO COM O FIM DA BANDA. MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA. CONGRATULATIONS MORTEN HARKET, MAGNE AND PAL.
Postar um comentário