02 setembro 2015

Tocar no Rock in Rio foi um dos motivos da reunião, disse Mags


O show que o A-Ha fará no Rock in Rio neste ano, no dia 27 de setembro, foi um dos motivos pelos quais a banda se reuniu. A revelação foi feita pelo tecladista Magne Furuholmen durante uma entrevista à rádio BBC. O grupo norueguês, formado em 1982, lançou seu primeiro disco, "Hunting high and low", em 1985, mesmo ano em que aconteceu o primeiro Rock in Rio. O sucesso do álbum, que vendeu mais de 10 milhões de cópias, fez com que eles viessem ao Brasil em1991 para participar da segunda edição do festival, tocando para um público recorde de 198 mil pessoas. Foi o maior público pagante de um show até aquela data.

"Um dos motivos pelos quais decidimos fazer isso de novo foi um convite que recebemos para fazer uma celebração no Rio, no Rock in Rio, esse ano quando completamos 30 anos de banda e é também o aniversário de 30 anos do festival. Então se tornou uma espécie de campanha da organização para nos trazer de volta."

O número superlativo do público foi motivo de uma pergunta da jornalista, que queria saber a emoção de tocar perante quase 200 mil pessoas.

"Faço isso todos os dias", brincou o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy, antes de completar: "Eu só lembro que o palco era, em especial, enorme, e nós ficamos o mais longe que já estivemos uns dos outros. E o show foi muito, muito tarde da noite, porque houve muitos shows naquele dia. Foi especial", relembrou.

Já o cantor Morton Harket filosofou, para a alegria dos companheiros que fizeram graça dele: "o show me fez pensar". Os demais integrantes brincaram, dizendo que Morten pedira para a multidão parar por um segundo para ele pensar. Morton não se importou e continuou: "Eu comecei a pensar no que tínhamos feito até ali. E reconheci que isso foi um dos nossos marcos. Eu vi onde eu estava na carreira, se era algo que eu queria fazer. Parece negativo, mas não foi", explica, dizendo que foi uma forma de se avaliar.

O tecladista também fez questão de citar sua lembrancinha do megashow de 1991: um zumbido constante no ouvido, que mexeu na sua percepção da harmonia.

O grupo norueguês é uma das principais atrações da edição deste ano do Rock in Rio. Eles tocam no último dia do evento, o domingo 27, logo depois de Robyn e antes de Katy Perry. Cidade Negra abre o Palco Mundo.

O trio lança o seu primeiro material inédito em seis anos. A banda se separou após uma turnê mundial em 2010 e o vocalista Morten Harket, o tecladista Magne Furuholmen e o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy passaram a trabalhar em projetos solo. O trio voltou à ativa para uma reunião de dois anos para compor novo material. O décimo álbum de estúdio da banda, "Cast in Steel", será lançado no dia 4 de setembro e uma turnê europeia acontecerá no ano que vem. A primeira performance da banda será no Rock in Rio.

Entre as atrações do festival deste ano, que começa no dia 18 de setembro, estão Queen + Adam Lambert, Rihanna, Metallica, System of a Down, Slipknot e Rod Stewart. No total, são mais de cem shows divididos em sete dias e quatro palcos. Todos os ingressos estão esgotados.

FONTE: 

Nenhum comentário: