14 setembro 2013

Feliz aniversário, Morten Harket!

 A LENDA!

Nascido em Kongsberg, cidade da Noruega, Morten Harket completa 54 anos, neste sábado (14/09). Com uma voz inconfundível, Morten coleciona elogios, tais como: o maior falsete de sempre na história da música pop, dito por Sylvia Patterson (NME).

No anos 80, Morten Harket ganhou fama mundial após entrar para o a-ha. Em 1982, após formar o grupo com Mags e Paul, eles saíram em direção a Londres com o objetivo de fazer uma carreira no mundo da música. O sucesso veio logo após! Em 1985, a banda explodiu e o sucesso foi estrondoso. Milhares e milhares de álbuns vendidos, bem como vários shows em uma turnê mundial fizeram do a-ha um verdadeiro fenômeno musical.

Em carreira solo, Morten já lançou cinco álbuns: Poetenes Evangelium (1993), Wild Seed (1995), Vogts Villa (1996), Letter From Egypt (2008) e Out Of My Hands (2012). Atualmente, Morten está em processo de gravação de um novo álbum solo. Espera-se que seja lançado em outubro de 2013. 

Atualmente, Morten está casado com Inez Andersson. Em 2008, eles tiveram uma filha chamada Carmen Poppy. Morten é pai de cinco filhos: Johnathan (1989), Jakob (1990), Anna Katherine Tomine (1993), Henny (2003) e Carmen Poppy (2008). Johnathan, Jakob e Tomine são filhos são filhos de uma atriz sueca, Camila Mamquist. Henny é filha de Anne Mette, com quem Morten teve um rápido relacionamento.

Alguns feitos históricos:

  • Em 2000, Morten Harket quebrou um recorde ao segurar uma longa nota na canção Summer Moved On. O recordista anterior era Bill Withers, que realizou uma nota por 18 segundos. Morten o superou mantendo uma nota de 20,2 segundos.
  • Morten também foi eleito – por revistas especializadas da época – o melhor cantor do mundo em 1986 e o melhor cantor europeu da década de 80.

5 comentários:

mari disse...

concordo com tudo simplesmente ele e um espetaculo em todos os sentidos .

Hebinha disse...

Muitas felicidades para Morten,energias positivas sempre e que continue a nos proporcionar sensações únicas com sua música...

Anônimo disse...

Duas correções: Morten não casou com Inez, a união não é oficial, e Jacob nasceu em 1989: ele é seu filho mais velho.

Anônimo disse...

Morten um ser humano maravilhoso !!!! LINDO encantador continue assim nus enchendo de alegria e emocao

Anônimo disse...

também gosto muito de sua voz única, e esse estilo que e so seu, desejo muitas felicidades a ele e sua família, Deu o abençoe!