29 junho 2011

Do a-ha para "Headhunters"

Do Jornal VG e VGNett.


O primeiro projeto de Paul Waaktaar-Savoy depois do a-ha decola como música-tema do filme "Hodejegerne" (Headhunters), baseado no romance policial de Jo Nesbø. 

A música se chama "Weathervane" e é descontraída como o projeto musical de Paul com seu amigo de muitos anos, Jimmy Gnecco.

- Nos conhecemos através de um amigo em comum, logo no início do Savoy, em 1996, e ele participou de "The Breakers" (do álbum "Savoy", de 2004) e abriu para o a-ha na turnê de despedida. Me impressionei bastante, e de tempos em tempos falamos em fazer algo juntos, a conversa se tornou mais real quando o a-ha estava se despedindo dos palcos, disse Paul ao VG.

- No período entre 2003 e 2004 eu estava em busca de algo novo, e eu sempre amei o a-ha e as composições de Paul. Eu sempre imaginei ser vocalista do Savoy, ri Jimmy Gnecco.

Amigo de Buckley
Ele não é nenhum menininho. Gnecco, que era amigo próximo ( e tem a voz parecidíssima ) do falecido Jeff Buckley, teve algo novo pra fazer quando ele e sua banda Ours se mudaram pra Los Angeles para gravar seu quarto álbum com Rick Rubin. O álbum "Mercy" só saiu 4 anos mais tarde.

-Tenho muito orgulho daquele disco, mas levou muito tempo. Todos no mercado da música se envolveram ao redor de nós e a coisa ficou complicada. Depois disso eu precisava fazer algo novo, diz Gnecco, que ano passado lançou um álbum solo, "The Heart".

Nova carreira
Para Paul, a noite de 4 de dezembro no ano passado foi apenas o começo de uma nova etapa na sua carreira.
- Foi por acaso, mas aí estava uma força oculta.Tivemos uma enorme festa de despedida na Rådhuset depois do último concerto no Spektrum. Ali, o diretor Morten Tyldum veio me perguntar se eu tinha alguma coisa que ele pudesse usar no filme. E eu tinha exatamente acabado de escrever essa música, sorri Paul Waaktaar-Savoy.

Ele admite que havia uma atmosfera muito especial nos bastidores do Spektrum após o concerto final em 4 de dezembro.

-Foi estranho, mas nós não conseguimos pensar muito no momento. Tivemos uma enorme e longa turné atrás de nós e celebramos também te-la terminado, não apenas 25 anos de carreira, diz Paul, que diz ter tido um pouco de contato com Morten Harket nos últimos 6 meses, mas diz não saber o que seus ex-colegas de banda estão aprontando.

Magne Furuholmen por sua vez continua com sua carreira de artista plástico e músico depois do fim do a-ha.

Paul diz que se vê mais como uma figura nos bastidores por um período longo, compondo e produzindo para outros artistas, o que ele tem feito desde janeiro.

Mas não podia deixar passar a chance desse projeto. Eu gosto da maneira como tudo se desenrolou. "Weathervane" não aconteceu de maneira aleatória. Nos conhecemos há muito tempo e ele tem exatamente o tipo de voz de que minhas músicas precisam pra serem exploradas plenamente.

Uma entrevista em vídeo pode ser vista aqui.

Assistam ao vídeo de "Weathervane":


2 comentários:

Hebinha disse...

Obrigada a voces do site pelas informações mais detalhadas a respeito do que nossos meninos vem fazendo, muito feliz de ver que Paul voltou a produzir e parece estar superando melhor o fim do a-ha...tomara que continue nos brindando com seus excelentes trabalhos.

Mihazin disse...

Essa música ficaria dez com a voz de Morten!!!