26 novembro 2011

Um pouco sobre a carreira solo de Morten Harket

Morten Harket é conhecido mundialmente por ser o vocalista do a-ha, ele também ganhou notoriedade no meio artístico por sua voz, sendo eleito o melhor vocalista do mundo em 1986 e o melhor vocalista europeu da década de 1980. Antes de lançar um álbum solo, Harket  fez um cover de “Can’t Take My Eyes Off You” em 1993 que foi trilha Sonora do filme “Coneheads” (Cônicos e Cômicos). 


Morten lançou o seu primeiro álbum solo em 1993, “Poetenes Evangelium”. O álbum traz 12 faixas cantadas em norueguês e escritas por autores noruegueses.
O segundo álbum solo de Morten, “Wild Seed”, traz excelentes musicas que fizeram deste o álbum de maior sucesso lançado por ele. Neste álbum, Morten canta em inglês e desta vez obteve maior sucesso em relação ao anterior, “Poetenes Evangelium”. O Wild Seed vendeu cerca de 500 mil cópias pelo mundo, sendo 200 mil cópias apenas na Noruega. A principail faixa lançada nesse álbum foi “A Kind Of Christmas Card” (#1 – Noruega, #18 – México, 53 – UK). A Kind Of Christmas Card também fez parte da trilha sonora da novela global “Cara e Coroa”. Durante o lançamento do segundo álbum solo, Morten fez várias aparições pelo Brasil para a divulgação de seu novo lançamento, aparecendo nos programas: Raul Gil, Jô Soares (Onze e Meia) e no Program Livre de Serginho Groisman. Ele também participou de um especial na rádio transamérica fm e você pode ouvir uma performance de Stay em meu canal de vídeos, clique aqui.


O terceiro álbum solo de Morten, intitulado de “Vogts Villa”, traz Morten mais uma vez cantando em norueguês. Esse álbum foi lançado em 1996 e tem 10 faixas.


O quarto álbum solo de Morten, “Letters From Egypt” foi lançado em 2008. O álbum liderou as paradas norueguesas e vendeu cerca de 30 mil cópias pelo mundo. Três singles foram lançados deste álbum na Noruega, “Darkspace”, “Movies” e “We’ll Never Speak Again”. Em divulgação do novo álbum, Morten tocou no “Nobel da Paz”, em Oslo, Noruega. Em uma performance notável ele tocou duas músicas do “Letter From Egypt”: a faixa título “Letter From Egypt” e “Movies”.


Em 2012, Morten Harket confirmou o lançamento de mais um álbum solo, que por enquanto, ainda não sabemos o nome. Morten também fará uma grande turnê mundial, que até agora já tem 18 shows confirmados. Existe também a possibilidade dele fazer shows no Brasil. Em seu novo álbum, Morten irá contar com a colaboração dos Pet Shop Boys, Paul Waaktaar Savoy, Will Young e Kent. 

5 comentários:

Hebinha disse...

Morten é muito bom em tudo que faz,tanto foi assim no A-Ha como nesses cds solo que lançou,só pecou pela falta de divulgação...Pra quem gosta dele vale a pena conhecer todos os seus trabalhos, mesmo os em norueguês,pois são músicas com belos arranjos(Tilbake til livet,por exemplo,adoro!).

Elisangela disse...

EU adoooooro ele, é tudo pra mim, penso neles todos os dias, fico imaginando ele cantando só pra mim, bem baixinhono meu ouvido, ai que bom seria.

cinthia a-ha trainor disse...

é msm! Morten é sensacional e a-hasa no que faz!

cinthia a-ha trainor disse...

gostei do que vcs escreveram,a-hamigas! A-ha forever

Marta disse...

Ei meninas ! quem segura nossa paixão ? .Heim ? acho que é pra sempre ((((( MORTEN HARKET )))))
Bjsssss ....