29 novembro 2010

Chris Martin e o seu grande fanatismo pelo a-ha




Em uma edição especial da revista Rolling Stone de 2010, Bono Vox, Elton John e Chris Martin estão entre os 50 artistas que detalharam as suas listas preferidas do Ipod. 


Chris Martin selecionou 10 faixas da década de 80, incluindo músicas de A-ha, U2 e Michael Jackson. A sua música escolhida como preferida foi "Hunting High And Low", do a-ha. Você pode conferir aqui.

Sobre a música do a-ha, “Hunting High And Low” de 1985, o cantor disse: "Tem o melhor uso de sons de gaivotas que qualquer outra faixa que eu possa pensar."

Chris Martin sempre demonstrou muito amor pelo a-ha. Ele também se tornou conhecido por copiar o estilo de Morten Harket, vocalista do a-ha. “Era o jeito que Harket costumava ter várias coisas penduradas nos pulsos. Eu ainda faço isso. “Ele é ainda o homem mais bonito e desconcertante que você jamais encontrará.”

Em 2005, ele declarou o seguinte em uma entrevista: "Estava em Amesterdão e um dia eu coloquei o primeiro disco do a-ha para tocar. Então eu lembrei o quanto os amo. A escrita da canção é incrível. Todo mundo pergunta o que nos inspirou, e o que nos inspira é o que ouvíamos enquanto estávamos crescendo. E a primeira banda, na qual sempre amei, foi o a-ha." 

Chris Martin se apresentou ao vivo, juntamente com Magne Furuholmen, em Oslo. Na ocasião ele disse o seguinte: “A-ha é uma de nossas bandas preferidas de todo o mundo [e compuseram] uma das músicas mais bonitas que já tivemos a felicidade de escutar. Como uma atração especial da noite, pensamos em chamar Mags do A-ha para juntar-se a nós no palco. Senhoras e senhores, o melhor tecladista do mundo! Vejam o quão belo ele é; é incrível!”. Confiram o vídeo: 



28 novembro 2010

Concerto em Londres




Ontem o a-ha fez o último show na Inglaterra, o concerto aconteceu na arena Wembley para mais de 10 mil fãs. O concerto foi incrível, a banda arrancou aplausos e lágrimas da platéia que lotou a arena.

Review:

SET LIST

1. The Sun Always Shines On TV
2. Move to Memphis
3. The Blood That Moves The Body
4. Scoundrel Days
5. Swing of Things
6. Forever Not Yours
7. Stay On These Roads
8. Manhattan Skyline
9. Hunting High And Low
10. The Bandstand
11. We're Looking For The Whales
Acústico 
12. Butterfly, Butterfly (The Last Hurrah) 
13. Crying in the Rain (cover)
14. Minor Earth Major Sky
15. Summer Moved On
16. I've Been Losing You
17. Foot Of The Mountain

Bis:
18. Cry Wolf
19. Analogue (All I Want)
20. The Living Daylights
Bis 2:
21. Take On Me

Carreira milionária chegando ao fim

O jornal Aftenposten publicou uma matéria sobre o faturamento da banda com a turnê de despedida. Leia o texto original aqui.

O a-ha já faturou milhões de coroas desde sua estréia em 1985. 25 anos depois a turnê de encerramento já arrecadou, sozinha, e apenas em venda de bilhetes, mais de 250 milhões de coroas (cerca de 50 milhões de dólares).

Ninguém, além do próprio a-ha, pode hoje em dia determinar o quanto a banda faturou desde seu início em meados dos anos 80. Esse faturamento inclui venda de ingressos, de álbuns, arrecadamento por tempo de rádio e venda de merchandising (mercadoria com o logo da banda, como camisetas, canecas, etc...)

-É impossível afirmar sem ter acesso à declaração de renda da banda, diz o jornalista de música e âncora da NRK Asbjørn Slettemark.

A turnê de encerramento é certamente lucrativa, mesmo com os altos custos de viagem e transporte de equipamento. Desde o início da turnê Ending on a High Note no Luna Park em Buenos Aires, Argentina, em 4 de março, até o último dos 4 shows em Oslo na próxima semana, a banda tem em sua bagagem 73 concertos.


-Grande parte dos concertos esgotou a venda de bilhetes, eu diria 80 a 90%. Eu calcularia um total de 500 mil pessoas nesses 73 concertos, mas é apenas um palpite nesse momento, disse o agente da banda, Harald Wiik.

Desde março o a-ha recebeu público de 1200 pessoas, como no Oslo Konserthus, até 10 mil pessoas na Wembley Arena e 30 mil no Estádio Ullevaal. Com o preço médio de bilhetes em torno de 500 coroas (100 dólares ou 160 reais, aproximadamente), a turnê irá arrecadar ao final cerca de 250 milhões de coroas.

Estável
É possível que esse número seja maior. Dagens Næringsliv (um dos jornais mais importantes e sérios do país) especulou no outono que a banda arrecadou, somando venda de álbuns e coletâneas, ingressos e mercadoria, cerca de 500 milhões de coroas em menos de um ano.

-Isso eu prefiro não comentar, seria um retrato muito detalhado. Mas 73 concertos em arenas e estádios ao redor do mundo é de fato uma turnê imensa, mesmo não sendo nas mesmas dimensões de U2 e Rolling Stones. Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que a arrecadação varia de país a país. Em alguns, o preço do ingresso é mais alto que em países mais baratos. Entretanto, mesmo com custos estáveis, não fica mais barato alugar equipamento de palco, mesmo com a recessão econômica, disse Wiik.

O a-ha está envolvido atualmente em cinco diferentes empresas, que também faturaram com a turnê de encerramento. Os três membros da banda tem cada um sua própria empresa, além de uma parte no gerenciamento da banda, a a-ha Network, bem como duas empresas registradas no Reino Unido e Ilhas do Canal, a Swinglong Limited e a Chart Promotions ltd.

A fonte que o Aftenposten usou, um membro da indústria da música, afirma que sem dúvida a turnê foi lucrativa.

A longo prazo
-Devo ressaltar que não conheço detalhes dos contratos do a-ha, mas eles sempre tiveram uma reputação dentro do ramo de que são bons em fazer contratos e dinheiro quando se trata de música, especialmente nos anos 80 e 90, quando muito poucos artistas foram tão cuidadosos com o planejamento da carreira a longo prazo. Atualmente é comum que bandas tenham controle sobre grande parte de suas carreiras, mas essa é uma tendência que se consolidou apenas na última década, afirma Slettemark.

No ano passado o a-ha lançou seu último álbum, "Foot of the Monutain", em 2010 a banda também relançou seus dois primeiros discos, "Hunting High and Low" e "Scoundrel Days", além da coletânea "25". As vendas se aproximaram das 100 mil cópias só em terras norueguesas. Porém não é da venda de discos que a banda tira seu maior faturamento.

-O mercado de concertos tem sido extremamente importante pra músicos no mundo todo, e ao mesmo tempo cidades que não apenas Oslo se tornaram importantes organizadoras. Enquanto artistas viviam confortavelmente da venda de discos antigamente, hoje em dia são raríssimos os que tem esse luxo. O a-ha está entre os que poderiam viver exclusivamente da venda de discos, mas com seu catálogo forte e consolidado entre o público norueguês, é natural que eles saiam em grandes turnês.

Lucrativo
Quando no início do ano se tornou conhecido o fato da banda anunciar o final da carreira, muitos sugeriram que seria a última vez que se ouviria falar de a-ha. Slettemark não acredita nisso.

-A banda sempre foi boa de negócio, mas eu acredito neles quando dizem que vão parar porque a banda terminou. Mas não vou ignorar o fato de que eles façam uma turnê de reunião em 5 ou 10 anos. Seria extremamente lucrativo, diz Slettemark.

O Professor Espen Andersen na Escola Norueguesa de Gestão vê um enorme potencial de faturamento na indústria de shows, coisa que não era forte antigamente.

-Antes um show era algo que se fazia pra promover um disco. Hoje se faz um disco para atrair público e promover uma turnê. A renda de músicos noruegueses com concertos mais que dobrou nos últimos 10 anos, enquanto a venda de discos caiu pela metade. Artistas ganham hoje 15% em vendas de discos e 80% em arrecadação de TONO (uma taxa que os músicos ganham pela circulação de suas músicas na Internet) e direitos autorais. Estimamos que as bandas fiquem com metade das arrecadações com shows, mas não podemos afirmar que é isso que o a-ha fatura. Eu diria que eles tem um imenso poder de barganha, uma vez que são tão conhecidos, diz Andersen.

27 novembro 2010

Concerto em Bournemouth


Ontem o a-ha tocou em Bournemouth, o concerto aconteceu na arena BIC, a banda não tocava na cidade desde 1991. O concerto aconteceu com ingressos esgotados.

Review:
bournemouthecho

SET LIST


The Sun Always Shines on TV
Move to Memphis
The Blood That Moves The Body
Scoundrel Days
The Swing Of Things
Stay On These Roads
Forever Not Yours
Manhattan Skyline
Hunting High And Low
The Bandstand
We’re Looking For The Whales
Butterfly Butterfly
Crying In The Rain
Minor Earth Major Sky
Summer Moved On
I’ve Been Losing You
Foot Of The Mountain
Cry Wolf
Analogue
The Living Daylights
Take On Me

26 novembro 2010

Concerto em Cardiff

Fotos postadas pelo membro Vole do forum a-ha wotm.

Ontem o a-ha tocou em Cardiff, o concerto aconteceu na arena CIA para aproximadamente 3 mil fãs. A última passagem da banda pela cidade aconteceu em 2005 durante a Analogue Tour. 

24 novembro 2010

Concerto em Sheffield

Fotos de Cabstar


Ontem o a-ha tocou em Sheffield, o concerto aconteceu na arena Motorpoint. A última passagem da banda pela cidade aconteceu em 1991, durante a turnê do álbum East Of The Sun, West Of The Moon.

23 novembro 2010

Concerto em Nottingham

Fotos postadas por onageruk no forum a-ha wotm.

No último domingo, dia 21, o a-ha voltou a tocar em Nottingham, o concerto aconteceu na arena Trent Fm, a última passagem da banda pela cidade aconteceu em 2005 durante a turnê do álbum Analogue.

Review:

SET LIST

The Sun Always Shines on TV
Move to Memphis
The Blood That Moves The Body
Scoundrel Days
Stay On These Roads
Forever Not Yours
Manhattan Skyline
Hunting High And Low
The Bandstand
We’re Looking For The Whales
Butterfly Butterfly
Crying In The Rain
Minor Earth Major Sky
Summer Moved On
The Swing Of Things
I’ve Been Losing You
Foot Of The Mountain
Cry Wolf
Analogue
The Living Daylights
Take On Me

22 novembro 2010

A-ha no Alan Titchmarsh

Hoje a banda participou de um programa na  Tv britânica, o Alan Titchmarsh Show, onde foram entrevistados e tocaram The Sun Always Shines On Tv, confiram:

Concerto em Manchester


No último sábado, dia 20, o a-ha esteve em Manchester para mais um concerto da turnê de despedida, a última passagem da banda pela cidade aconteceu em 2009 com a Foot Of The Mountain Tour.

21 novembro 2010

Concerto em Birmingham




No dia 19, com a arena praticamente lotada, o a-ha tocou na arena LG, em Birmingham.

REVIEW:


SET LIST


The Sun Always Shines on TV
Move to Memphis
The Blood That Moves The Body
Scoundrel Days
Stay On These Roads
Manhattan Skyline
Hunting High and Low
The Bandstand
We’re Looking For The Whales
Butterfly, Butterfly (The Last Hurrah)
Crying In The Rain
Minor Earth Major Sky
Forever Not Yours
Summer Moved On
The Swing of Things
I’ve Been Losing You
Foot Of The Mountain
Cry Wolf
Analogue
The Living Daylights
Take on Me

19 novembro 2010

Jim Carrey fez cover do a-ha

Nesta última quinta-feira, dia 18, Jim Carrey esteve no Late Show de David Letterman e fez um cover de uma das músicas do a-ha, Take On Me, confira:

Concerto em Glasgow

Photos from ilovemortenharket

Na quarta-feira, 17 de outubro, o a-ha esteve de volta à Escócia ontem tocou em Glasgow, a banda não passava pela cidade desde 2006 quando fez a sua turnê do álbum Analogue. O concerto aconteceu na arena Clyde Auditorium e mais de 3 mil fãs esgotou os ingressos que teve o mesmo SET LIST  dos shows anteriores.

Review:
Living

17 novembro 2010

Concerto em Newcastle

Fotos postadas no twitter.


Ontem o a-ha tocou em Newcastle, o concerto aconteceu na arena Metro Radio e teve o mesmo SET LIST dos shows anteriores.

16 novembro 2010

Concerto em Brighton


Ontem o a-ha tocou em Brighton, a última passagem da banda pela cidade aconteceu durante a Analogue Tour, onde na ocasião a banda também tocou na arena Brighton Centre. Aproximadamente 5 mil pessoas esgotou os ingressos do concerto que teve o mesmo SET LIST dos shows anteriores. 

Novo DVD do a-ha será gravado em Oslo

O a-ha.com confirmou que o último concerto da banda que será realizado em Oslo, no dia 4 de dezembro, será  lançado em DVD. Em breve vamos informar mais detalhes sobre a data do lançamento e os detalhes do DVD.

Meeting a-ha em São Paulo


Será realizado o encontro de fãs do a-ha no dia 04/12/2010, sábado às 19:00 horas na Gruta Bar, que fica bem localizado no centro de São Paulo, na Rua Major Quedinho, nº 112-A, bem próximo da estação de metrô Anhangabaú e ao lado do conhecido Bar Estadão. Para maiores informações quanto a localização seguem os telefones do local: 11-3231 3 11-9911-6417 ou através de Email. 


Agradecemos à Cristina Sarraf pelo envio.

13 novembro 2010

Concerto em St. Petersburg


Na quinta-feira, dia 11, o a-ha se despediu da Rússia com o último concerto no país que aconteceu na arena Ice Palace em St. Petersburg. Mais de 12.000 mil fãs assistiu ao concerto que contou com o mesmo Set List dos shows anteriores.

12 novembro 2010

Promoção A-ha Adventure Tale

Quer ganhar um exemplar deste super DVD contendo vários vídeos traduzidos do a-ha?


Para amenizar o nosso pesar em relação ao fim da nossa banda favorita, o a-ha the best elaborou uma questão pertinente ao prêmio e que é bem humorada, já que os nossos heróis custam a lançar mais dvds. Pensando nisso, nossa equipe elaborou esta questão para desafiar a criatividade dos fãs e, ao mesmo tempo, de aliviar toda a tensão causada pelo iminente fim do a-ha... Portanto, pessoal, mãos à obra! 


Responda à pergunta: Qual razão que você utilizaria para tentar convencer o a-ha a gravar mais dvds? Justifique sua resposta.

As respostas devem ser enviadas para o Email do Blog: ahathebest1@gmail.com

Os criadores das duas melhores respostas ganharão um exemplar desse maravilhoso DVD.

SOBRE A PROMOÇÃO

  • .      Só serão aceitas respostas enviadas no período entre 12/11/2010 a 04/12/2010;
  • .      Só será aceita uma resposta por pessoa;
  • .      Promoção válida apenas para pessoas residentes no Brasil;
  • .      As respostas devem ser enviadas para o Email: ahathebest1@gmail.com
  • .      Os ganhadores serão divulgados no dia 05/12/2010 no Blog e em nosso Twitter;
  •         As respostas serão avaliadas pela equipe do Blog;
  •         Serão sorteados dois DVDS;


SOBRE O DVD ADVENTURE TALE
  •        37 videoclipes;
  •        29/37 videoclipes com qualidade original de DVD
  •                  8/37 videoclipes extraídos de fontes com qualidade abaixo da de DVD, mas que tiveram áudio      normalizado e imagem melhorada na medida do possível;
  •        Clipes com duas versões foram optados por uma versão apenas, ou seja, a melhor;
  •        Todos os clipes com legendas em inglês e português;
  •        BOX duplo com encarte e impressão nas mídias;
  •        Menus animados;

Agradecemos ao fã Anderson Lemos, criador deste belíssimo DVD.

11 novembro 2010

Concerto em Moscou, Rússia






Terça-feira, 9 de novembro, logo após um ano o a-ha voltou a tocar na Rússia, o concerto aconteceu em Moscou na arena Olimpiysky.

O show em Moscou começou com "The Sun Always Shines On TV" - um dos maiores singles da banda. E o cenário é parecido com o da apresentação do ano passado do álbum "Foot of the Mountain". (trecho de uma review)

Reviews e Fotos:

09 novembro 2010

Videografia A-ha


Hoje à noite a VH1 Brasil vai fazer o programa Videografia com o A-ha, não se sabe quais vídeos serão apresentados no programa que irá ao ar às 18:30.

08 novembro 2010

Concerto em Minsk, Bielorrússia



Pela primeira e última vez o a-ha tocou na Bielorrússia, a turnê de despedida passou por Minsk. O show foi repleto de momentos magníficos da realização conjunta bem melódica com canções do grupo e tudo o mais que podemos chamar de qualidade exemplar e reveladora da música.  (trecho de uma review)

Reviews:
Generation.by
Belapan.com

SET LIST


The Sun Always Shines on TV
Move to Memphis
The Blood That Moves The Body
Scoundrel Days
Stay On These Roads
Manhattan Skyline
Hunting High and Low
The Bandstand
We’re Looking For The Whales
Butterfly, Butterfly (The Last Hurrah)
(Seemingly) Non-stop July
Crying In The Rain
Minor Earth Major Sky
Forever Not Yours
Summer Moved On
I’ve Been Losing You
Foot Of The Mountain
Cry Wolf
Analogue
The Living Daylights
Take on Me

05 novembro 2010

Concerto em Kiev, Ucrânia



O concerto em Kiev começou com um atraso de meia hora desculpável, ainda assim o público ucraniano estava animado e ansioso para dar adeus a banda. Vários anos atrás, o grupo já  havia visitado Kiev, na ocasião foi a apresentação do álbum "Analogue". Neste mesmo concerto, todos, inconscientemente sintonizado em lágrimas a luz de tristeza. 

Reviews e Fotos:

Vídeo Reportagem:

04 novembro 2010

Rápidas

Saiu no Terra

A-ha contagia seus fãs na Letônia com sucessos


TV IG 

A-ha faz última apresentação na Alemanha



Entrevista com Magne Furuholmen


Ucrânia

Hoje o a-ha vai tocar em Kiev, Ucrânia. A banda volta a tocar no país desde a Analogue Tour.

Twitter

O Twitter do Blog A-ha The Best está perto dos 400 seguidores, então, se você ainda não segue, aqui o LINK.

Faleceu a mãe de Morten Harket

Morten Harket perdeu a sua mãe, Henny Katharina Harket, ela faleceu na terça-feira, desta semana. Henny Katharina Harket nasceu em 8 de maio de 1930 e estava com 80 anos, ainda não sabemos a causa da morte.


A notícia apareceu na edição desta quinta-feira do Aftenposnten, onde a família Harket colocou um obituário. 

Henny Katharina Harket, que anteriormente trabalhou como professora, era casada com Reidar Harket, pai de Morten e seus irmãos Gunvald, Håkon, Ingunn e Kjetil. O funeral será realizado na Igreja Østenstad em Asker, onde os irmãos Harket cresceu, sexta-feira 12 Novembro.


FONTE:


Seher.no
Budstikka.no

03 novembro 2010

Concerto em Vilnius, Lituânia





Na noite de terça-feira o a-ha tocou em Vilnius, Lituânia, o concerto aconteceu na arena Siemens. A banda se apresentou com a arena lotada e estava presente várias celebridades locais. 






Reviews e Fotos:


Alfa.lt
Delfi.lt
Respublika.lt
Diena.lt
Lrytas.lt
15min.lt


Review e Vídeo:


Delfi.lt

02 novembro 2010

Concerto em Riga, Letônia


Na segunda-feira, 1 de novembro, a lendária banda norueguesa a-ha esteve em Riga. Os músicos vieram para a capital da Letônia, no âmbito de uma grande despedida, apresentando sucessos antigos e canções de álbuns anteriores, o que agradou os fãs que cantaram juntos.

Note que a arena estava superlotada, com uma parte separada dos fãs que vieram do exterior - Correspondente do NovoNews que esteve no meio da multidão, viu pessoas falando na língua letã, Russo, Inglês e Alemão, mas também as vozes dos povos da Escandinávia e outros países. 

O show começou com "The Sun Always Shines On Tv", logo em seguida "Move to Memphis", "Stay On These Roads" e outros sucessos do grupo fizeram parte do SET LIST, que fez uma viagem no tempo através de música pop de qualidade. Os músicos fizeram dois "bis" para dizer adeus a uma platéia entusiasmada, dando um adeus incorruptível com "Take on me". 




Reviews:


Novonews.lv
Delfi.lv


Fotos:


Novonews.lv
Diena.lv
Delfi.lv
Leta.lv
Lifenews.lv